search
    Quicklinks
Tools :
email page print page small type large type


O Programa IB (International Baccalaureate)

 

O que é o IB:

Sua origem

O IB é uma fundação educacional, sem fins lucrativos, com sede na Suíça e atuação em 146 países. Foi criada por um grupo de talentosos professores da Escola Internacional de Genebra, que vislumbraram uma nova educação, voltada para um mundo dinâmico e globalizado.


O que oferece

Seu sistema de ensino é conhecido pelo alto nível acadêmico, pela qualidade e modernidade de seu programa e por seus esforços em formar jovens questionadores, responsáveis e capazes de se engajar em questões globais relevantes e atuais.

Com um currículo amplo e rigoroso, o IB oferece uma formação que enfatiza o desenvolvimento pessoal dos alunos, valiosa não só para aqueles com habilidades e proficiências médias, mas, também, amplamente desafiadora para alunos inteligentes e talentosos. O IB é considerado por muitos como sendo a educação ideal para os jovens do século XXI.

 

Os programas IB

São quatro programas para alunos de 3 a 19 anos:

  • Programa de Nível Primário e de Nível Médio;
  • Programa Profissionalizante e
  • Programa de Diploma (DP).

Por acreditarmos que na Educação Infantil, nos Ensinos Fundamental e Médio preparamos bem os alunos para os dois últimos anos de estudo rigoroso, a EAC oferece apenas o Programa de Diploma. Este é o programa que confere aos alunos um diploma reconhecido e valorizado pelas melhores universidades.

 

Programa de Diploma IB

O programa de Diploma IB (DP) é projetado para ser desafiador e equilibrado na educação de alunos entre 16 e 19 anos, com exames finais que os preparam para serem bem sucedidos na universidade e na vida.

O currículo do DP engloba seis áreas que são apoiadas pelos três módulos de atividades centrais, que são:

  • Matemática e Ciências da Computação;
  • Aquisição de novo idioma;
  • Estudos de linguagem e literatura;
  • Indivíduos e sociedades;
  • Ciências e estudos experimentais;
  • Artes.

 Dentre as áreas, o aluno deverá escolher três nas quais cursará o nível avançado e três em que o fará no nível básico. Dessa forma, além de garantir uma boa formação em todas as áreas, o aluno ainda tem a liberdade de escolher os cursos pelos quais tem maior interesse ou aptidão, podendo, inclusive, já se preparar para o caminho que seguirá na universidade.

As atividades centrais são os três módulos obrigatórios do DP. Eles são o diferencial fundamental desse programa e foram desenvolvidos para ampliar a experiência educacional e para estimular os alunos a aplicarem, na prática, seu conhecimento e compreensão. Compõem esse grupo:

 Trabalho de Conclusão de Curso

Este é um modulo obrigatório, de longo prazo. Nele, o aluno é estimulado e guiado por um professor orientador a produzir e a escrever um trabalho de 4.000 palavras sobre algum assunto de seu interesse. É uma oportunidade incrível para o aluno se aprofundar no tópico que escolheu (dentre uma lista de mais de 30 assuntos) e trabalhar de forma independente, aprimorando sua habilidade escrita e suas habilidades interpessoais.

 

Criatividade, Ação, Serviço

Também conhecido como CAS, requer que os alunos aprendam, ativamente, com a experiência de realizar tarefas reais além da sala de aula, seja através de esportes, de artes ou de serviços sociais. As atividades CAS aumentam a consciência de força e a capacidade pessoal. O objetivo do módulo é estimular os alunos a aceitarem novos desafios e a capacitá-los para o planejamento colaborativo e cooperativo.

 

Teoria do Conhecimento

É um módulo projetado para que o aluno reflita sobre a natureza do conhecimento e examine os diferentes modos de conhecer (percepção, emoção, memória, linguagem e razão) e os diferentes tipos de conhecimento (científico, artístico, matemático e histórico).

 

 Avaliações Externas

 A avaliação dos alunos é uma combinação de avaliação interna, administrada pelos professores, e avaliações externas, gerenciadas pelo IB.

O IB acompanha as notas que são dadas pelos professores nas avaliações internas, de maneira a moderá-las, seguindo um padrão internacional.

Já os exames escritos, feitos pelos alunos no final do programa, são enviados para o IB para serem corrigidos por uma banca internacional. Assim, é possível garantir que as notas que os alunos recebem têm um rigor similar em qualquer escola IB.

 

Reconhecimento de Universidades

O desempenho dos alunos IB tem chamado a atenção de grandes universidades. Hoje, o IB é reconhecido em mais de 100 países, por mais de 2.000 universidades. Harvard, MIT, Stanford, Oxford, Cambridge, Princeton, entre outras importantes universidades de todo o mundo, reconhecem e valorizam o Diploma IB em seus processos seletivos. (veja uma lista completa em http://www.ibo.org/recognition/university/)

 

Mais informação

O IB na EAC

 

Escola Americana de Campinas
Rua Cajamar 35     Cep 13090 860 - Campinas - SP     Brazil     Phone: +55 (19) 2102-1000     Email: talktous@eac.com.br
facebook
 © 2012     Site Map        About Us        Admissions        Academics        Athletics        Fine Arts        Campus LIfe        Alumni
powered by finalsite